Os ensaios fotográficos estão ficando cada vez mais populares. Momentos como gestação, parto, newborn (recém-nascido), amamentação, fotos de família caíram no gosto das mamães que querem registrar a vida de seu pequeno. Mas esse mercado ainda tem como público-alvo pessoas de classe média, com um poder aquisitivo acima da maioria da população.
Pensando nisso, a fotógrafa Ana Ferreira, 20, criou o projeto “Ensaio do Mês”, que tem como objetivo democratizar o acesso aos ensaios fotográficos, que consistem em 30 fotos digitalizadas e tratadas em um cenário temático pelo preço de R$ 80. “Eu tentei formas de estar barateando pra que todo mundo possa estar fazendo ensaios porque geralmente os ensaios são caros. Não exatamente, caros, mas, eu, por exemplo, não teria condições hoje de pagar R$ 300 porque eu acho que a gente tem outras prioridades. Foi uma forma de tentar fazer que todas as mães de todas as classes sociais consigam fazer um ensaio”, explica Ana Ferreira.
A empreendedora revela que consegue baratear o ensaio porque como o cenário é alugado, aproveita para atender o máximo de clientes no mesmo dia. Por conta disso, o Ensaio do Mês ocorre em datas fixas, marcadas pela fotógrafa, geralmente no final do mês. O fato de ocorrer em um local público e aberto, com iluminação natural, também favorece a redução no preço.
Agora em janeiro, os ensaios ocorrem nesta sexta-feira (24), no sábado (25) e no domingo (26), das 8h às 17 horas, no Parque Mãe Bonifácia, com o tema “Princesa”, que conta com um cenário de castelo cor-de-rosa, flores e coroa.


Em fevereiro, o tema será “Jardim Encantado”. Os temas e datas dos demais meses ainda serão definidos e haverá também opções para meninos, caso os pais tenham essa preferência de definição por gênero. Para saber mais, é preciso ficar de olho no perfil @fotosporanaferreira no Instagram ou entrar em contato pelo telefone (65) 9 9355-2701.
As mães não precisam se preocupar com o figurino da filha ou do filho. Caso não tenha uma roupa ligada ao tema do cenário, pode usar as roupas que tiver. A própria Ana Ferreira afirma que ajuda as mães a montarem o melhor look com o que as crianças têm disponível. Também é permitido fotografar as crianças com demais membros da família, além de pai, mãe e irmãos.

Trajetória na fotografia
Ana Ferreira conta que a fotografia entrou na sua vida graças à maternidade. Ela engravidou aos 17 anos, quando cursava o ensino médio. Naquela época, ela começou a seguir fotógrafos de Cuiabá que trabalham com fotos de parto, newborn e fotos da família e se encantou por esse universo. Quando terminou o ensino médio e vieram as dúvidas sobre que profissão seguir, viu na fotografia uma possibilidade de ganhar dinheiro e continuar se dedicando em tempo integral ao filho, Bernardo, que está com 1 ano e 10 meses de idade. Isso porque o trabalho como fotógrafa lhe permite flexibilidade de horários.

Ana atua como fotógrafa há 1 ano e meio, focando seu trabalho em fotos de gestantes, partos e bebês. Segundo ela, a profissão fez com que ela se descobrisse profissionalmente. “Fotografar partos, para mim, traz uma energia surreal, sou apaixonada pelo que faço”, afirma.